Shared
lib.math
Estende a tabela padrão math do Lua com funções adicionais.
math = lib.mathmath.toscalars
Recebe uma string e retorna um conjunto de valores escalares.
math.toscalars(input, min, max, round)- input:
string - min?:
number - max?:
number - round?:
boolean
Retorno:
- ...:
number
math.tovector
Recebe uma string ou tabela e retorna um valor vector, ou um número se apenas um valor for encontrado.
math.tovector(input, min, max, round)- input:
stringoutable - min?:
number - max?:
number - round?:
boolean
Retorno:
- value:
numberouvector2ouvector3ouvector4
math.normaltorotation
Recebe uma normal de superfície e tenta convertê-la em uma rotação vector3.
math.normaltorotation(input)- input:
vector3
Retorno:
- value:
vector3
math.torgba
Recebe uma string ou tabela e retorna um valor vector, ou um número se apenas um valor for encontrado.
Os valores são arredondados e devem estar no intervalo de 0 a 255.
math.torgba(input)- input:
stringoutable
Retorno:
- value:
numberouvector2ouvector3ouvector4
math.hextorgb
Recebe uma string hexadecimal e retorna três inteiros.
math.hextorgb(input)- input:
string- Um valor hexadecimal, por exemplo
'eb4034'.
- Um valor hexadecimal, por exemplo
Retorno:
- r:
number - g:
number - b:
number
math.tohex
Recebe um número ou string e formata como uma string hexadecimal.
math.tohex(n, upper)- n:
numberoustring - upper?:
boolean
Retorno:
- hex:
string
math.groupdigits
Recebe um número e formata seus dígitos em grupos.
math.groupdigits(number, seperator)- number:
number - seperator?:
string- Padrão:
,
- Padrão:
Retorno:
- groupedDigits:
string
math.clamp
Limita um número entre um limite inferior e superior.
math.clamp(number, lower, upper)- number:
number - lower:
number - upper:
number
Retorno:
- number:
number
math.round
Arredonda um número para inteiro ou para o número especificado de casas decimais.
math.round(value, places)- value:
number|string - places?:
number|string
Retorno:
- roundedValue:
number
math.interp
Calcula um valor intermediário entre start e finish com base no fator de interpolação factor.
math.interp(start, finish, factor)- generic
T:number|vector2|vector3|vector4 - start:
T - finish:
T - factor:
number- Fator de interpolação entre 0 e 1.
Retorno:
- result:
T
math.lerp
Interpola linearmente entre dois valores ao longo de uma duração especificada, retornando uma função iteradora que será executada uma vez por frame do jogo.
math.lerp(start, finish, duration)- generic
T:number|table|vector2|vector3|vector4 - start:
T- Valor inicial da interpolação
- finish:
T- Valor final da interpolação
- duration:
number- Duração, em milissegundos, sobre a qual interpolar.
Retorno:
- iteratorFunction:
fun(): T, number