🎮 Keybinds no FiveM
No FiveM, as keybinds (atalhos de teclado) permitem que você configure quais teclas executam determinadas ações em scripts ou recursos. Isso garante que cada jogador possa personalizar os controles de acordo com a própria preferência.
🔑 Onde configurar as Keybinds?
-
Abra o menu de configurações do FiveM:
- Pressione ESC → vá até Configurações.
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Acesse a aba:
- Teclado, depois FiveM (pode variar de acordo com o idioma do seu jogo).
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Procure o nome do script:
- Scripts que usam
RegisterKeyMapping
aparecem nessa lista automaticamente. - O nome exibido será definido pelo próprio script.
- Scripts que usam
-
Selecione a ação e escolha a tecla desejada:
- Clique no atalho → pressione a tecla que você quer usar → confirme.
🛠️ Como os scripts definem Keybinds?
Os desenvolvedores podem usar o evento RegisterKeyMapping
para registrar uma keybind.
Exemplo simples em Lua:
-- Adiciona um comando /anim e vincula à tecla F3
RegisterCommand('anim', function()
print("Executou a animação!")
end)
RegisterKeyMapping('anim', 'Executar animação', 'keyboard', 'F3')
Também pode ser feito usando ox_lib
:
lib.addKeybind({
name = 'anim',
description = 'Executar animação',
defaultKey = 'F3',
onPressed = function()
print("Executou a animação!")
end
})
📌 Explicação:
'anim'
: comando que será chamado.'Executar animação'
: descrição que aparece no menu de Keybinds.'keyboard'
: tipo de entrada (keyboard
,pad_axis
,mouse_button
, etc.).'F3'
: tecla padrão definida (o usuário pode mudar depois no menu).
📂 Onde as alterações são salvas?
As configurações de teclas ficam salvas no seu perfil do FiveM, localizado em:
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Windows:
%appdata%\CitizenFX
Isso significa que mesmo que você entre em outros servidores, suas keybinds personalizadas continuarão funcionando.
🧩 Resumo
- As keybinds servem para personalizar atalhos de scripts.
- Você pode alterá-las no menu Configurações → Teclado → FiveM.
- Os scripts que usam
RegisterKeyMapping
ouox_lib
aparecem automaticamente lá. - Cada jogador pode definir suas próprias teclas sem precisar editar arquivos.
- Mesmo alterando no script, se ele já foi executado uma vez, não irá mudar para quem já jogou, será necessário cada um alterar manualmente. Para novos jogadores, vai ficar correto.